A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO DESIGN DE INTERIORES
TORNA DIFERENTE . COM ALMA . E IDENTIDADE
A Arte tornou-se reconhecida por muitos e é hoje um elemento diferenciador e apeltivo nos interiores de uma casa contemporânea, de um espaço corporativo, ou de um hotel. Apresenta-se cada vez mais, como uma enorme fonte de inspiração para profissionais da área dos interiores e por isso cada vez mais requesitada pelos proprietários e clientes, conhecedores da importância que a mesma provoca nas ambiências do seu espaço.
Como Designer de Interiores e Artista Plástica, afirmo que a energia que a arte espalha na espacialidade de um espaço é brutal. Incute alma e torna os ambientes carismáticos, com identidade. A arte é poderosa, primária, é a essência e apresenta-se sempre com uma enorme plasticidade. Por isso, quem gosta de Arte, admira-a e gosta de a ter por perto, como uma fonte de boas energias na espacialidade de um espaço.
ART | THE IMPORTANCE OF ART IN INTERIOR DESIGN
TORNE O SEU ESPAÇO MAIS APELATIVO E COM IDENTIDADE
Estamos habituados a observá-la de uma forma mais tradicional, numa tela com moldura, numa escultura colocada numa pianha, mas hoje com o evoluir das técnicas e modos de a apresentar ao mundo, evoluímos para outras lógicas mais orgânicas, dando uma certa informalidade à matéria, posicionando-a em variadíssimos suportes, adquirindo assim um estatuto de elemento plástico e escultórico de enorme valor.
Actualmente, o fenómeno é enorme e vemos grandes marcas de interiores, acompanharem este novo movimento, conhecedores e cientes do desejo do consumidor, na introdução destas novas lógicas em suas casas, algo com maior plasticidade e identidade. Por isso e porque o mundo evolui com as novas necessidades emergentes, existe uma indústria que trabalha paralelamente com artistas e galeristas, na divulgação e colaboração destas novas lógicas.
ARTE | A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO DESIGN DE INTERIORES
A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO DESIGN DE INTERIORES
Um conceituado fundador de uma reconhecida marca de design Martin Waller, afirmava numa entrevista que –“Nothing is finished without the art. It´s what designs the space”, traduzindo -“Nada está acabado sem a arte. É o que desenha o espaço”.
Hoje designers e especialistas de Interiores, desenvolvem os seus espaços, baseando o seu projecto numa obra de arte, implementando a sua paleta cromática, os seus tecidos e os seus detalhes decorativos, na essência de uma pintura, de uma escultura ou entre outras plasticidades.
É uma tendência nos tempos que correm e a arte e os interiores estão interligados através da estética e das emoções que passam. Talvez pelo mundo frenético em que nos encontramos, por não nos trazer boas energias e boas sensações, exista uma enorme necessidade de tornarmos os ambientes onde vivemos, mais informais, energéticos, com maior identidade. Actualmente uma boa decoração, não passa sem existir uma boa coordenação entre a plasticidade associada. Não existe nada mais apelativo do que a construção de interiores, com a introdução de uma bela tela, uma imponente escultura, ou um qualquer elemento escultórico, com o propósito de criar boas energias e elevação ao nível dos interiores.
ARTE | A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO DESIGN DE INTERIORES
UMA TENDÊNCIA?!
Até há pouco tempo, percepcionávamos a arte, como algo de impossível de adquirir e introduzir em nossas casas. A obra de arte autêntica, sempre foi adquirida por coleccionadores e amantes da arte, a preços elevados, conhecedores do mercado e com um enorme gosto pela arte.
Hoje o conceito da arte, alterou-se um pouco, criando vários nichos, cada um deles com uma cotação, público e lógica de mercado diferenciado.
Continua a existir o mercado da arte que gera milhões, nos leilões de artistas de renome, como Picasso, Hirst, entre outros artistas. Noutro patamar sem paralelismos, foram criadas novas lógicas de arte a preços mais acessiveis, por artistas emergentes que gostam do seu trabalho e tentam viver da sua arte. E está a vingar esta nova aposta realizada por Arquitectos, Designers de Interiores, ou o proprietário directo de uma qualquer habitação, que decida enovar ao nivel dos interiores. Este novo nicho de mercado é para pessoas que gostam da essência da arte e acreditam no que podem dela receber em suas casas.
Actualmente, visualiza-se esta nova tendência também na espacialidade de hóteis, restaurantes, entre outros espaços corporativos, tornando-os apelativos e diferenciados.
ARTE | A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO DESIGN DE INTERIORES
Tornar estes espaços contemporâneos e apelativos não é tarefa fácil. Estamos aqui para o ajudar. Contacte-nos | IDesign.art by paulagouveia
ARTE| A IMPORTÂNCIA DA ARTE NO DESIGN DE INTERIORES